Comportamento: Planejando sua vida



Uma colega de trabalho foi a primeira pessoa que me contou sobre planejamento de vida.  Mariana Facioli uma vez por ano pegava o carro e ia com o filho (de uns 9 anos) para uma cidade litorânea do Rio.

Em princípio eu achei super engraçado, porque ela além de realizar o próprio planejamento fazia o do filho também com informações de curto prazo (iniciar a aula de Judô, por exemplo) ou de longo prazo (passar na faculdade).

Passei a fazer meu próprio planejamento e observei que após dele  sou mais centrado nas coisas que quero realmente na vida, sobre os projeto que devo ou não abraçar.

Com o planejamento conheço melhor a mim mesmo, e tenho a cada final de ano a informação do meu desempenho frente ao meu objetivo na vida.

Pesquisando na internet achei um excelente post que trata desse assunto (realizar um planejamento de vida nao é exclusividade de minha, da Mariana e do filho dela) ou de Michael Hyatt, um editor de livros.

Michael diz que: "você pode viver sua vida com um propósito. Ela começa pela criação de um "Plano de Vida." Isso não vai isolá-lo de muitas adversidades da vida e inesperadas reviravoltas, mas vai ajudá-lo a tornar-se um participante ativo de sua vida, deliberadamente moldar seu próprio futuro."
 

 O modelo de planejamento de vida proposto por ele pode ser baixado aqui na versão original em inglês ou na versão traduzida em português.

Tenho a opinião de quanto mais simples seu planejamento (diferente da versão do Michael), mais fácil será você ater-se ao seu plano, revisar e manter-se nesse plano.  Quanto mais burocrático for esse processo mais preguiça você sentirá em iniciar seu planejamento ou revisa-lo. Pelo menos eu sou assim!

No post anterior você viu o meu modelo básico. Nesse ano pretendo elaborar um modelo parecido com o do Michael, elegerei áreas da minha vida que são importantes para mim e os objetivos que desejo para cada área.

O modelo nao é importante, mas sim o processo, vejo 3 fases importantes:

Planeje-se anualmente: O que você quer da vida? Quais as metas que você deseja alcançar? Como alcançar tais metas?

Execute seu planejamento: Aja de acordo com suas metas, estabeleça datas para cumprir as etapas das coisas que você deseja realizar.

Avalie e Controle: controle se o que você planejou está sendo cumprido.  Avalie se os objetivos que você fez para si mesmo ainda são relevantes.  Fala mudanças nos seus planos ou no cronograma de acordo com sua avaliação.

É importante também aprender com seus erros. O pior erro que eu cometi ao elaborar meu planejamento anual, foi nao ter estabelecido uma data para revisão: ver onde eu estava, o que faltava para completar o planejamento, ou o que poderia ser alterado ou não poderia ser cumprido de imediato por causa de algum imprevisto.

Michael faz uma revisão a cada 4 meses, mas ele tem dinheiro e inclusive um conselheiro particular.  Eu sugiro que você faça pelo menos a cada semestre, aproveite esse momento para reunir a sua família, faça o planejamento seu, da sua esposa e seus filhos.

Se eu tivesse realizado o controle do planejamento feito ano passado, veria que eu precisava, tirar alguns planos e atualizar outros que nao vou conseguir cumprir.

O objetivo principal do planejamento é fazer com que você tenha consciência das coisas que são mais importantes da sua vida e se esmere em buscá-las para um futuro mais feliz e equilibrado.

No meu planejamento do ano 2005, tinha como objetivo ter um cargo gerencial, viajar para o exterior e comprar um carro.  Consegui cumprir todos esses objetivos.

No final de 2007 tinha feito o planejamento mostrado no Post anterior, mas não consegui esse ano cumprir nenhum daqueles objetivos.

Não ter conseguido cumprir com meu planejamento não me faz triste, mas é uma oportunidade de eu rever minha necessidades e ficar mais atento em um próximo ano, para que meu resultado seja melhor.

Embora o planejamento não tenha saído muito bem, o ano foi maravilhoso, tive uma filha linda, estou feliz no trabalho...

O objetivo principal de planejar-se e acelerar sua possibilidade de conquistar as coisas que te deixarao feliz.

Que venha um novo planejamento e um novo ano cheio de conquistas.
 




"E eu não tô aqui pra dizer o que é certo e errado,
ninguém tá aqui pra viver em vão.
Então é bom valer a pena, então é pra valer a pena,
ou melhor não."



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "Comportamento: Planejando sua vida"

Postar um comentário


*
*
*
*
*
*
*
*
*
*